O arranque desta ação tem lugar neste sábado, às 14h30, em Monsanto, com a presença do vereador José Sá Fernandes. Nesse dia serão plantados cerca de 800 sobreiros (Quercus suber) e 200 azinheiras (Quercus rotundifolia), na encosta oeste dos Montes Claros.
No dia 23 de novembro, no Parque do Calhau, é a vez de alunos e professores arregaçarem as mangas para a plantação de 400 ciprestes (Cupressus lusitanica), durante a manhã. A 27 de novembro os cidadãos plantam mais 400 sobreiros, 300 carvalhos-roble (Quercus robur) e 300 carvalhos-cerquinho (Quercus faginea), novamente na encosta norte dos Montes Claros.
Em Cascais, as atividades envolvendo o público em geral decorrem também no próximo domingo e no fim de semana dos dias 27 e 28, ficando os dias úteis a cargo das escolas.
As duas autarquias disponibilizam e preparam os terrenos, fornecendo ainda apoio logístico e técnico.
Recorde-se que entre os dias 23 e 28 realiza-se também a Semana Nacional da Reflorestação, promovida pelo movimento cívico “Plantar Portugal” e destinada a plantar mais de 100 mil árvores por todo o país. 60 municípios já se associaram à iniciativa.