A CBRE acaba de abrir as candidaturas ao concurso Urban Photographer of the Year de 2019 com o tema “Cidades do Futuro”. No ano em que se assinala a 12º edição, a competição continua em crescimento, depois de no ano passado ter atraído mais de 80.000 participações de 170 países de todo o mundo.
O tema deste ano convida os fotógrafos a partilhar fotos que captem a sua visão de uma cidade futurista.
A competição é gratuita e aberta tanto a fotógrafos profissionais como a amadores. Um elemento distintivo da competição é o facto de cada participante poder submeter até 24 imagens; cada uma representando uma hora do dia. O vencedor mundial da competição vai receber uma viagem fotográfica especial para um destino à escolha para si e um acompanhante. Os outros prémios incluem GoPro’s e equipamentos fotográficos, entre outros. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 31 de Janeiro de 2019, com os vencedores a serem posteriormente anunciados em Maio.
Martin Samworth, Presidente do Grupo e CEO EMEA na CBRE e o patrocinador executivo da competição disse: “esta competição oferece sempre perspetivas diferenciadas sobre como interagimos com os nossos ambientes urbanos em constante transformação. O tema deste ano incentiva os fotógrafos a mostrarem a sua interpretação das cidades do futuro.”
Leslie Gall, Vice-Presidente Sénior de Marketing na CBRE, diz que “somos uma empresa profundamente ligada ao meio urbano, e a nossa competição permite-nos mostrar o nosso conhecimento e paixão pela vida nas cidades. Como fico patente no número recorde de inscrições que recebemos no ano passado, esta competição única no mundo continua a despertar o interesse e a puxar pela imaginação de fotógrafos em todo o mundo.”
Na edição de 2018, Richard Morgan, um premiado fotógrafo de rua Britânico a viver na Polónia, foi eleito o grande vencedor mundial da competição com a sua imagem “Para onde está a olhar?”, uma fascinante imagem de rua em Poznan, na Polónia, que mostra uma multidão a olhar fascinada para uma atração turística, onde sobressai um olhar direto para a câmara.