O que têm em comum Marie Curie, Madre Teresa de Calcutá e Jacqueline Kennedy Onassis? Todas elas foram “Mulheres que Amaram Demais”, desafiando convenções e entregando-se de corpo e alma à sua paixão. Helena Sacadura Cabral faz o retrato de nove dessas mulheres na nova biografia editada pela Esfera dos Livros.
Marie Curie amou a ciência acima de tudo, Gabrielle Chanel, a moda, Marguerite Yourcenar, a literatura e Gala Dalí entregou-se à arte. Jacqueline Kennedy Onassis viveu sempre perto de homens de poder, Wallis Simpson deixou-se fascinar pelo estatuto e pela riqueza, Golda Meïr amou a terra e o povo, Marlene Dietrich amou homens, mulheres e a sétima arte e Madre Teresa de Calcutá entregou-se a Deus e ao outro.
Helena Sacadura Cabral regressa ao género biográfico para traçar a história destas extraordinárias mulheres, o modo como se entregaram ao amor físico, carnal, erótico e sensual, como viveram ao lado de homens e mulheres, companheiros que nunca lhes fizeram sombra, mas que serviram os seus propósitos, e como perseguiram as suas metas profissionais e de vida.
Economista de formação, Helena Sacadura Cabral é também cronista na imprensa e na rádio. Publicou nove livros, entre os quais “As Nove Magníficas”, que mereceu já três edições.