O português é um individuo que gosta de sair para jantar fora e passear. No entanto, com a chegada do outono e das vagas de frio como as previstas para este fim-de-semana, cerca de 80% dos portugueses assume mudar de rotina e prefere passar mais tempo em casa a ver televisão, ler ou cozinhar. É isto que mostram os resultados do estudo sobre os hábitos dos portugueses em casa, apresentados por uma empresa europeia para o equipamento e decoração do lar.
Com o estudo confirmou-se que os portugueses são de hábitos caseiros nesta época do ano: 45% afirmou que o seu ritual preferido, assim que chegam a casa, é mudar de roupa e vestir algo confortável como o pijama ou o fato de treino.
Para além destes fatores, a preferência por passar mais tempo em casa está alinhada com a recente proposta de Bruxelas de suprimir a mudança da hora de forma permanente. Se esta nova medida entrar em vigor, cada país europeu deverá escolher se quer ficar com o horário de verão ou com o horário de inverno e devem acabar definitivamente as mudanças horárias bianuais.
O estudo revela que os portugueses estão a favor desta medida: mais de 60% está a favor da supressão. Esta postura coincide com os resultados de uma consulta pública feita pela União Europeia, em agosto deste ano, em que mais de 80% dos 4,6 milhões de cidadãos que participaram defendem esta eliminação.
Entre o horário de verão e o horário de inverno, os portugueses são bem claros: mais de 45% prefere manter a hora de verão para assim poderem desfrutar de mais horas de luz durante a tarde. O principal motivo é poder aproveitar mais a tarde e chegar a casa ainda com luz do dia e estar com a família ou companheira(o), ter tempo para hobbies e desligar do stress, hábitos que no outono são os eleitos como preferidos pelos portugueses.