Está prevista uma descida de temperatura para o próximo fim de semana, resultando numa vaga de frio à qual os portugueses já não estão habituados. Normalmente associadas a vagas de frio estão as complicações na saúde de muitos, sendo por isso essencial saber lidar com a descida de temperatura da melhor forma possível. Assim, trazemos-lhe as melhores dicas para sobreviver ao próximo fim de semana da maneira mais segura.
Vai ficar em casa? Cuidado com o aquecimento!
Se decidiu ficar por casa tente poupar energia, desligando os aparelhos elétricos não necessários de forma a evitar a sobrecarga do sistema de eletricidade, e tenha sempre à mão uma lanterna a pilhas. Se usar sistemas de aquecimento à base de lenha, como lareiras, certifique-se de que há renovação de ar – a combustão origina monóxido de carbono que, quando não libertado, pode ser letal. Se optar por aquecedores elétricos, uma vez mais tenha atenção para evitar acidentes elétricos domésticos como incêndios ou sobrecargas da rede elétrica.
Decidiu sair? Agasalhe-se!
Se não lhe é possível ficar resguardado em casa, evite estar exposto ao frio durante longos períodos de tempo. Utilize luvas, gorro e cachecol para cobrir a boca e o nariz e impedir a entrada de ar frio nos pulmões e adapte o calçado às condições. Tente manter-se seco e fora do alcance do vento, para que o seu corpo não arrefeça, e não realize atividades físicas de esforço! Como dito acima, o seu corpo já se está a esforçar apenas para manter a temperatura corporal necessária.
Se estiver num local propício a neve, evite caminhar sobre a mesma ou sobre gelo, de forma a evitar possíveis quedas.
Vai viajar de carro? Se calhar não usa o aquecimento como devia
Se viajar durante uma vaga de frio mantenha uma velocidade reduzida e tenha uma atenção especial às zonas mais sombrias da estrada, onde existe a possibilidade de se formar placas de gelo.
Embora pouco apelativo, deixe uma frecha da janela oposta ao vento aberta e ligue o aquecimento do veículo durante 10 minutos, de hora a hora, de forma a não sobreaquecer nem ficar exposto a vapores possivelmente tóxicos. Tente movimentar as pernas, braços e dedos, de forma a não esfriar enquanto conduz.
Apenas por precaução, leve consigo um estojo de primeiros socorros, agasalhos, alimentos, um telemóvel e um pano colorido, e avise sempre alguém sobre o percurso que vai realizar.
Se por algum motivo a sua viatura ficar imobilizada ligue para o 112 e fique dentro do veículo, onde está mais protegido das condições atmosféricas exteriores. Chame a atenção colocando um pano colorido na antena do carro ou na janela.
Além das dicas acima expostas, é também importante prestar atenção aos noticiários e às indicações da Proteção Civil, para que esteja a par de todos os acontecimentos.