por Francisco Oliveira Freitas, Podologista
Ter uma postura adequada é uma dificuldade na sociedade atual. Deste modo, grande parte dos problemas de saúde têm origem na adoção de posturas prejudiciais para o corpo humano. As dores na região lombar afetam mais de 70% das pessoas, sendo que 50% provocam um sofrimento incapacitante.
Os erros de postura mais graves acontecem no local de trabalho, onde, inconscientemente, agimos erradamente para com a nossa coluna. Um dos principais problemas passa pelo sedentarismo, que a maioria das profissões exige, levando a que os indivíduos passem mais de 10 horas sentados. Por outro lado, a maioria das pessoas não tem uma postura correta quando está à frente da secretária, assumindo posições extremamente prejudiciais à coluna.
Para além da típica dor lombar, uma má postura pode, fisicamente, provocar dores nos pés, dificuldades na recuperação pós treino, fadiga, tensão arterial alta, obstipação, ou síndroma do túnel cárpico – condição gerada por um aperto nervoso no punho, que provoca adormecimento, parestesias, dor. A nível psicológico, a adoção de posturas erradas pode gerar desmotivação, mau humor ou problemas de sono.
No entanto, apesar da enorme dificuldade em melhorar a postura, existe simples ações, que podem ser essenciais para prevenir as lesões nas costas. Alguns exemplos de boas práticas a adotar, para melhorar a sua saúde, são:
- Evitar o transporte de malas pesadas, que podem provocar um desgaste acrescido na coluna vertebral;
- Sentar-se em ângulo reto, tocando com a coluna nas costas da cadeira, por forma a evitar a adoção de posturas erradas;
- Levantar-se regularmente, de modo a alongar os músculos e articulações;
- Trocar o elevador pelas escadas, exercitando o corpo.