O Energy Observer, o primeiro barco movido a hidrogénio em todo o mundo, chega a Lisboa para uma nova etapa da sua Odisseia para o Futuro, uma viagem à volta do mundo durante 6 anos, e que passa por 50 países e 101 portos de escala.
Amanhã 18 de setembro, 3ª feira, pelas 10h00, o vereador José Sá Fernandes, da Câmara Municipal de Lisboa (parceira da iniciativa), acompanhado da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, farão uma visita ao barco com a comunicação social, com apresentação do projeto Energy Observer, com a presença de Victorien Erussard, fundador e skipper do Energy Observer e Jérôme Delafosse, líder de expedição do Energy Observer (esta será, aliás, a única oportunidade de entrevistar a tripulação). A visita terá lugar na Rocha Conde de Óbidos (com entrada pela ponte móvel junto à Gare Marítima da Rocha).
Depois de Veneza e Valência, o barco fica na capital portuguesa de 18 a 30 de setembro, acompanhado da sua exposição itinerante. Em Lisboa, a tripulação, liderada pelo skipper Victorien Erussard e Jerôme Delafosse, vai mostrar a tecnologia empregue a bordo e partilhar a sua expedição que tem por objetivo encontrar soluções inovadoras para proteger o planeta.
O Energy Observer Village: um alerta sobre questões de desenvolvimento sustentável
Como em Veneza, o barco será acompanhado pela sua exposição itinerante durante a estadia em Lisboa.
O objetivo da Energy Observer Village é o de dar a conhecer aos visitantes da Odisseia para o Futuro o primeiro navio de hidrogénio em todo o mundo.
Este espaço de exposição interativa e pedagógica é um local para encontros, intercâmbios e descobertas que oferecem realidade virtual e projeções 360º. O acesso é gratuito e estará aberto ao público durante a escala do barco, de 21 a 30 de setembro, das 10h00 às 20h00, na Doca da Marinha, em frente ao Campo das Cebolas. O barco estará ancorado em frente ao Cais das Colunas e será visível, mas não acessível ao público.