As férias são sinónimo de descanso, lazer e descontração mas sabemos que o regresso ao trabalho pode não ser uma tarefa fácil. De acordo com o International Travel Study, realizado pela momondo em 2018, 50% dos portugueses sentem-se desgostosos com o regresso ao trabalho por oposição aos 46% que afirmam sentir-se bem.
No que diz respeito às estratégias que utilizam para facilitar o processo do regresso ao trabalho, 26% indicam que tentam alimentar-se de uma forma mais saudável, 22% colocam o sono em dia, 20% pesquisam novos destinos para futuras viagens e 17% opta por praticar mais exercício físico.
No panorama internacional o International Travel Study mostra que, contrariamente ao que sucede com a maioria dos inquiridos, 48% vê o back to work aproximar-se com insatisfação, sendo a Polónia (63%), o Reino Unido (62%) e a Colômbia (60%) os países mais descontentes. Os holandeses são os que se mostram mais positivos com o regresso ao trabalho (64%), seguidos dos alemães (60%) e dos dinamarqueses (59%).
Se há quem assuma o compromisso laboral com um sorriso no rosto e muita motivação, há também quem demore mais a adaptar-se à rotina laboral diária. E para ajudar a que os dias de trabalho passem mais rápido, o melhor será repartir os dias de férias e planear pequenas viagens ao longo do ano, dicas que podem contribuir para diminuir o nível de stress e a angústia, tão associados ao regresso à atividade laboral.