A pensar em, alternativas para minimizar a dor e o sofrimento dos animais e promover o seu bem-estar, a Junta de Freguesia do Areeiro criou em abril de 2018 o Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal e tornou-se numa das poucas juntas de freguesia de Lisboa a ter um pelouro específico para esta matéria.
As primeiras medidas promovidas pelo novo pelouro foi a implementação do Corpo de Voluntários para os Animais que faz diariamente o acompanhamento das colónias de gatos silvestres, no território da Freguesia do Areeiro, e a criação de abrigos para gatos de rua. Neste momento, a freguesia do Areeiro já conta com dois abrigos, tendo o último sido inaugurado esta semana, dia 28 de agosto.
A par destas iniciativas, a Junta de Freguesia do Areeiro está a estabelecer parcerias com associações de protecção animal e com clínicas veterinárias da freguesia para prestar cuidados médico-veterinários a animais abandonados; e a desenvolver campanhas solidárias vocacionadas para o bem-estar animal e de sensibilização dos fregueses na área ambiental.