Desde o mês de julho, mais de uma dezena de estudantes universitários de Engenharia Informática está a estagiar naquela que é uma das mais promissoras empresas de Portugal e do mundo, e que em pouco tempo assumiu a liderança do mercado global de soluções para centros de contacto.
Os 13 jovens participantes no Tech Summer, o programa de estágios de verão da Talkdesk, estão a desenvolver, durante 7 semanas, soluções com as mais recentes tecnologias de cloud e métodos de desenvolvimento agile, sendo orientados por uma equipa de engenharia multidisciplinar e multicultural, composta por especialistas altamente experientes e com percursos profissionais em empresas de referência dentro e fora de Portugal.
O estágio, que termina no fim de agosto, consiste no desenvolvimento de três projetos que resultaram do hackathon – a maratona de 48 horas ininterruptas de programação e desenvolvimento de software que foi o ponto de partida do Tech Summer, onde os participantes estão a construir projetos inovadores e soluções de futuro, sentido-se parte do crescimento da Talkdesk.
A inteligência artificial ganha vida nas mãos dos estudantes que estão a desenvolver uma solução que pretende fornecer aos supervisores informação emocional de todas as chamadas do centro de contacto, e reencaminhar a chamada para o agente mais adequado para a atender. Esta solução permite dar uma resposta mais personalizada e assegurar a retenção do cliente.
“O programa constitui uma oportunidade para os estudantes ainda no ensino superior terem um primeiro contacto com o mercado de trabalho e aplicar os conhecimentos que têm adquirido. Para a Talkdesk, esta iniciativa enquadra-se na estratégia de captação de talento assente na proximidade e ligação às universidades e aos centros de conhecimento, permitindo-nos ao mesmo tempo partilhar o nosso know-how com quem está a dar os primeiros passos na sua carreira”, acrescenta Daniela Barros, responsável pelo projecto.
Para revelar o verdadeiro processo de criação, os participantes estão também a trabalhar numa ferramenta para supervisores para facilitar a monitorização de todos os seus agentes conseguindo obter toda a informação em tempo real e em simultâneo. Outro projeto assenta num software com base num smart manager que envia informação aos colaboradores, através da monitorização e da recolha de dados sobre o estado das ferramentas em uso pela equipa.
Os projetos em fase de desenvolvimento pelos estagiários estão em linha com o conceito e filosofia da empresa: soluções inovadoras e disruptivas, com recurso à tecnologia, que acrescentem valor aos centros de contacto na procura por tornar as suas operações mais eficientes e prestar um melhor atendimento ao cliente, inovando e revolucionando o mercado.
O Tech Summer terminará com uma sessão de apresentação dos projetos desenvolvidos, perante um painel de júris da Talkdesk. À semelhança do formato “Shark Tank”, cada projeto poderá receber o investimento de cada júri, sendo que os participantes que desenvolveram o melhor projeto receberão um prémio monetário.
A crescer desde o primeiro dia e a alargar a base de clientes em todo o mundo, a Talkdesk continua a recrutar, mantendo definido o objetivo de criar 1000 postos de trabalho até 2020.
O conteúdo Estudantes trocam praia por tecnologia aparece primeiro em i9 magazine.