A VisionWare, empresa nacional de cibersegurança, é uma das três grandes vencedoras nacionais do concurso europeu “Fast Track to Innovation (FTI)”, a par da RTP e da Sakthi Portugal.
O Fast Track to Innovation (FTI) é um programa de apoio à inovação e desenvolvimento integrado no programa Horizonte 2020, do Concelho Europeu da Inovação (EIC), que visa acelerar o processo de comercialização de produtos e serviços inovadores.
O objetivo deste projeto é reduzir o tempo decorrido entre o surgimento da ideia de negócio e a sua materialização e entrada no mercado, promovendo o investimento do setor privado em investigação e inovação. Um projeto vocacionado para as tecnologias, conceitos e modelos de negócios inovadores, em que as PME participantes terão também têm acesso a serviços gratuitos de coaching e aceleração de negócios.
“Estamos muito satisfeitos em poder participar num projeto tão importante para o país e que vai elevar o empreendedorismo e os negócios em Portugal para um patamar mais competitivo e produtivo”, refere Bruno Castro, CEO da Vision Ware.
São 14 os projetos europeus vencedores, três dos quais portugueses, que vão receber uma parte dos 34 milhões de euros, distribuídos pelas empresas vencedoras. Em Portugal a Sakthi Portugal, Visionware e RTP vão receber 1,1, 2,2 e 2,4 milhões de euros, respetivamente, dos fundos atribuídos ao concurso, através dos projetos:
- Projeto “DigiMAT” (Sakthi ), que desenvolve soluções inteligentes para materiais digitais na indústria automóvel.
- Projeto “ENHANCEplayer” (RTP), que consiste numa ferramenta de inteligência artificial que melhora a qualidade do vídeo e limita o tráfego de internet vinculado ao streaming de vídeo.
- Projeto “SCENE” ( Vision Ware), que consiste numa plataforma móvel aberta para aplicativos de cidades inteligentes na área da segurança.
O conteúdo VisionWare, RTP e Sakthi Portugal vencem concurso europeu de inovação aparece primeiro em i9 magazine.