Chegou ao fim a 7ª edição do Portuguese Surf Film Festival (PSFF). Dez noites, 36 filmes, 6 eventos especiais e nove prémios, que deixaram vontade para mais. Esta foi, sem dúvida, a maior edição de sempre deste festival de cinema de surf, quer pelo número de filmes apresentados, quer pela afluência do público na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira: “Tivemos casa cheia grande parte das noites, com sessões completamente esgotadas, o que nos deixa muito felizes”, diz Susana Andrade, diretora do PSFF.
Na última noite do festival, o público teve ainda oportunidade de assistir ao filme “Time Well Spent”, com o realizador James Fazio a responder às questões de um auditório visivelmente comovido.
Durante a cerimónia de entrega de prémios, a organização do PSFF partilhou o quão difícil foi escolher estes vencedores, pois eram muitos os filmes a merecer destaque. Como Susana Andrade disse no início da cerimónia, “apenas pode existir um vencedor em cada categoria, mas serem selecionados para o Portuguese Surf Film Festival já faz de todos estes filmes vencedores”.
Estes foram os vencedores do PSFF 2018:
Women in Surf Films: SURFING TO COPE – Katie Walsh
Best in Sustainability: BLUE – Karina Holden
Impactful Story: TIME WELL SPENT – James Fazio
Best Skateboarding: VIRGIN BLACKTOP – Charlie Samuels
Audience Award: THE BULL – Eric Ebner
Best Soundtrack: BIG WATA – Gugi van der Velden
Ericeira Best: SET UP TO SELL – Annika von Schuetz
Best Short Film: TAN – Alena Ehrenvold
Film of the Year: SURFING SIBERIA – Kokorev Konstantin
Os troféus desta 7ª edição do PSFF tiveram a assinatura do artista Fábio Marques (“Handmade Fin”).
“Voltem no próximo ano, estaremos aqui novamente!”, é a promessa de Susana Andrade, diretora do festival. Ficamos, assim, a aguardar as datas da 8ª edição do Portuguese Surf Film Festival, que traz todos os anos o melhor do cinema internacional de surf à única Reserva Mundial de Surf da Europa.