A centro de produção ficará localizado na Ciudad de la Tele, um novo campus de 22.000m2 em Tres Cantos, Madrid, desenvolvido e gerido pelo Grupo Secuoya, um líder em serviços de produção audiovisual. Este hub será um ponto central para a produção do crescente número de conteúdos originais em língua espanhola da Netflix nos próximos anos, incluindo títulos novos e já existentes produzidos pela Netflix, bem como séries e filmes produzidos por parceiros de produção da Netflix.
Como parte desta parceria multianual, o Grupo Secuoya irá fornecer gestão de instalações e outros serviços à Netflix, incluindo ser o parceiro exclusivo de serviços de produção para projetos localizados no campus da Ciudad de la Tele. A Netflix ocupará três palcos de som de 1.200 m2 a partir de setembro, com a opção de ocupar mais espaço à medida que a restante construção do campus for sendo concluída.
A criação do centro de produção reflete o forte investimento da Netflix na Espanha, com mais de 13.000 pessoas entre elenco, equipa e suporte a trabalhar em 20 produções originais da Netflix em todo o país este ano. Entre os títulos espanhóis que chegam brevemente à Netflix estão a terceira temporada de As Telefonistas a 7 de setembro e Elite, um drama para jovens adultos a estrear em breve, e títulos atualmente em produção, como o novo filme original de Isabel Coixet, Elisa & Marcela e The Alcásser Murders, uma nova série documental original.
Netflix anunciou ainda recentemente um acordo global com Álex Pina, o criador do fenómeno mundial A Casa de Papel, a série mais vista na Netflix não falada em inglês. A Netflix também está a investir fortemente em títulos licenciados e coproduções criados por televisões e produtores espanhóis. Isto inclui o recente acordo para acesso privilegiado às series dramáticas da Atresmedia, como Fariña e La Catedral del Mar entre os títulos a serem lançados mundialmente pela Netflix.
Erik Barmack, vice-presidente de Originais internacionais na Netflix, afirma: “Espanha tem uma rica herança de criação de conteúdos inovadores e imersivo e estamos entusiasmados em fortalecer nosso investimento no coração cultural de Madrid. De San Sebastián a Santiago do Chile de Toronto a Tóquio, os conteúdos em espanhol têm sido saboreados pelos membros da Netflix em todo o mundo. A criação do nosso primeiro centro de produção europeu criará novas oportunidades para o incrível talento criativo da Espanha, além de demonstrar nosso compromisso com a produção de conteúdo original em toda a Europa. ”
Raúl Berdonés, presidente do Grupo Secuoya, diz: “Estamos muito satisfeitos que a Netflix tenha escolhido a Ciudad de la Tele como o local do seu primeiro centro de produção europeu. A Netflix estabelece um padrão de elevada qualidade no seu processo de produção e a decisão de criar um centro de produção em Madrid é a prova da liderança da Espanha na indústria audiovisual, bem como os enormes talentos existentes. O Grupo Secuoya está muito satisfeito com esta parceria com a Netflix para apoiar a produção de séries em espanhol para todo o mundo.”
María Peña, CEO do ICEX, a Agência para a promoção da Exportação e Investimento do Governo Espanhol, diz: “Saudamos a decisão da Netflix de estabelecer o seu primeiro centro de produção europeu no nosso país. Temos a certeza de que este projeto contribuirá fortemente para posicionar a Espanha como um local competitivo para a indústria global de entretenimento. A esse respeito, terá o nosso apoio total.”