As férias são uma altura de descanso e relaxamento, mas não são razão para esquecer precauções de cibersegurança. Pelo contrário, estar fora do ambiente familiar de casa ou do escritório pode causar a exposição a ameaças inesperadas. Assim, a ESET e a i9 magazine têm algumas recomendações para evitar que possíveis ciberincidentes estraguem as suas férias.
Reduza a sua pegada digital
Considere tornar-se um minimalista digital durante algum tempo e deixe a maior parte dos seus dispositivos em casa. Desta forma, não só terá menos equipamento que pode perder como estará a dar menos oportunidades de furto de informação pessoal aos cibercriminosos.
Mantenha-se atualizado
Certifique-se que os sistemas operativos e aplicações dos dispositivos que levar consigo têm as atualizações de segurança em dia. Isto impede que o software com vulnerabilidades conhecidas não seja abusado por cibercriminosos.
Bloqueie os intrusos
Independentemente dos dispositivos que levar consigo, certifique-se que o seu ecrã está protegido com uma password ou código PIN único e forte, ou um dos métodos de autenticação biométricos disponíveis, como leitor de impressões digitais ou reconhecimento facial.
Faça backup
A perda de informação pessoal armazenada num portátil ou smartphone pode causar ainda mais problemas do que a perda do dispositivo em si. Assim, certifique-se que toda a sua informação importante está bem guardada em vários sítios, preferencialmente longe uns dos outros.
A moderação é importante
Resista à tentação de partilhar nas redes sociais que você e a sua família estarão fora de casa num certo período de tempo. Fazer isto pode expô-lo a uma intrusão física da sua casa, comprometendo os dispositivos e backups que deviam ter sido deixados em casa segundo as recomendações acima.
Mais informações em https://www.welivesecurity.com/
O conteúdo Vá de férias em cibersegurança aparece primeiro em i9 magazine.