Um jornalista da CNN encantou-se, de tal forma, pela gastronomia tailandesa que escreveu a reportagem “40 Thai foods we can’t live without” (“Os 40 pratos tailandeses sem os quais não podemos viver”). O título deu o mote ao canal do YouTube, lançado pela Fundação da Tailândia em janeiro, onde vão ser publicados 40 vídeos a ilustrar as receitas de que Mark Wiens fala no seu artigo.
O objetivo? Desmistificar o conceito de comida de rua, em que tanto se baseiam as escolhas do jornalista, para apaixonar o público por uma das cozinhas mais ricas e divertidas do mundo.
Veja os 24 vídeos já disponíveis em https://www.youtube.com/
O título da reportagem e do canal do YouTube foi escolhido a pensar nos restaurantes de Banguecoque e arredores que aperfeiçoaram a confeção destes pratos. As especiarias são as verdadeiras estrelas da cozinha Thai, onde a conjugação de sabores fortes, com o doce e o picante sempre de mãos dadas, proporciona uma viagem por aromas e sabores que pintam a cultura milenar do país.
Esta é uma iniciativa da Fundação da Tailândia, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores e a Thai Beverage Public Company Limited, que pretende tornar a gastronomia um dos principais atrativos da Tailândia, um país onde em cada esquina se encontra uma banca ou carrinho com iguarias para todos os gostos.