Regressou a Portugal ao Hotel Ritz em 2015, após convite que revelou não conseguir resistir. “Lisboa é a cidade que me adotou há 15 anos e alguns dos meus amigos e relações de negócio estavam aqui para me receber de volta. Mas no fim, é a paixão e sofisticação da equipa que faz a nossa reputação.”
Guilherme Costa integra a equipa Four Seasons desde 2000 e durante dois anos decidiu sair de Lisboa para abraçar um novo desafio e afastar-se da zona de conforto: ocupar o cargo de diretor no Hotel Four Seasons Houton, no Texas. “Foi importante para mim dar esse exemplo aos meus filhos, equipa de Houston, bem como aos funcionários que deixei para trás em Lisboa”.
Em Houston, lidou com um modelo de negócio totalmente distinto do que encontrara em Lisboa. Eram centenas de hospedes a fazer check-in e check-out diariamente. “Poderiam não ter tempo de apertar a mão. Então como se conecta com as pessoas nessas circunstâncias? Deixando-os saber que existem pessoas a cuidar deles”.
De regresso a Lisboa, cabe ao diretor interpretar as necessidades dos hóspedes e transmiti-los ao proprietário e designers. Como o próprio diz: “O meu trabalho é traduzir a mensagem e assegurar que o lugar do hotel na cidade é representado”. Habituado a viajar desde a sua infância e após passar por vários grupos internacionais, Guilherme Costa ruma novamente a Portugal. “Fui atraído pelos valores da empresa. Combinam perfeitamente com os meus.”
Na forma como se faz negócio no país, afirma estar-se ao nível europeu, o que nem todo o hoteleiro consegue aproveitar. “Não se pode simplesmente entrar e dizer ‘eu vou mudar o mundo’. É necessário compreender a cultura e acompanhar a equipa hoteleira e a sociedade durante a melhoria da experiência.”
A renovação supervisionada pelo diretor já fazia parte dos objetivos da empresa. “Tínhamos coisas muito esboçadas e estávamos à espera da situação económica certa para avançar. É um belo hotel – intemporal – com grande glamour europeu, que beneficiará da renovação.”
Gama de ofertas com requinte
Na cozinha, o responsável é o Chefe Executivo Pascal Meynard. Assume-se como aventureiro e com um gosto imenso por tudo o que se encontra relacionado com o mar. Como não podia deixar de ser, é daí que provêm os produtos de uma das suas especialidades: a Cataplana de marisco, onde vai buscar inspiração a Espanha. A busca de novas técnicas, produtos e inovações para que possa utilizar na sua cozinha é uma constante.
Os hospedes podem aprender a fazer este prato com o Chefe e acompanhá-lo ao mercado para escolher o melhor peixe. A pastelaria está a cargo do Chefe Fabian Nguyen, que desenvolveu uma mistura exclusiva para o Hotel, o Choco Ritz. A criação surge devido à sua vontade em criar um produto que refletisse a personalidade do Hotel e da cidade.
Além dos sabores, há também uma coleção de arte contemporânea para ser apreciada nos espaços públicos, como as obras de Almada Negreiros, Pedro Leitão e Estrela Faria. Basta aceder a uma aplicação para ter acesso à coleção inteira disponível e procurá-la pelo hotel.
“Ao longo da sua existência, deverá proporcionar luxo e conforto, dignificar a cidade e, acima de tudo, honrar a nação”, afirma Queiroz Pereira, gestor do grupo na altura da sua fundação. Criado em 1959, passou a ser administrado pela Four Seasons quase quatro décadas depois.