Para além de outros detritos plásticos recuperados nos oceanos, também as redes de pesca abandonadas são recuperadas. A organização ambientalista Sea Shepherds recolheu cerca de 72 quilómetros de redes ilegais de pesca que foram apreendidas aos pescadores pela Interpol ao largo da costa ocidental de África. Estas constituem uma grande fonte de poluição oceânica. Parte das redes foram utilizadas para criar uma fibra sintética reciclada que foi incorporada nas sapatilhas.
A Adidas produziu cerca de sete mil pares de sapatilhas compostos por 95% de plástico resgatado dos mares e 5% de poliéster reciclado. Para além do calçado a marca produziu ainda edições limitadas de jerseys que são usadas por jogadores dos clubes de futebol do Bayern de Munique e Real Madrid. A marca tem como meta produzir um milhão de pares de sapatilhas até o final de 2017. O objetivo final, segundo a empresa, é acabar totalmente com o lixo plástico dos oceanos.
Eric Liedtke, membro do conselho executivo do Grupo Adidas responsável pela Global Brands, afirmou: “Isto representa mais um passo na viagem da Adidas e Parley For the Oceans. Não só conseguimos fazer calçado a partir de plástico oceânico reciclado, mas também criámos o primeiro jersey que vem 100% do oceano. Mas não vamos parar por aqui. Vamos fazer um milhão de pares de sapatos usando a mesma matéria prima, em 2017.”
“Esta é uma associação inspiradora entre Adidas e Parley. O que eles estão a fazer, ao transformar lixo em calçado de corrida, demonstra que até mesmo os resíduos que contaminam o planeta podem ser utilizados para criar algo especial”, afirmou Zinedine Zidane.
O objetivo da Adidas para 2017 significará que pelo menos onze milhões de garrafas serão recicladas e reutilizadas para este fim. Este plano faz parte de um forte compromisso da marca para aumentar o uso de materiais mais sustentáveis nos seus produtos e de se tornar eco inovador na sua nova indústria.
Cyrill Gutsch, fundador, Parley For the Oceans, disse: “Neste ponto, não se trata apenas de aumentar a consciencialização. Trata-se de tomar medidas implementando estratégias que possam acabar com o ciclo da poluição plástica nos nossos oceanos. A inovação ecológica é um campo aberto. Com o lançamento dos jerseys Ocean Plastic e do calçado UltraBOOST Uncaged nós estamos a convidar cada consumidor, jogador, equipa e fã a definir o seu papel dentro do movimento”.
“Tivemos muito trabalho nos bastidores desde que lançámos a nossa parceria com a Adidas. Estamos a criar novas formas, novos materiais e tecnologias que são completamente diferentes daquilo com que a indústria está acostumada”, acrescentou Cyrill Gutsch.
O novo lançamento da Adidas é a prova máxima de que moda e sustentabilidade podem andar de mãos dadas. Como fundador membro, a Adidas apoia a organização Parley For the Oceans nos seus esforços para a investigação, desenvolvimento, educação e eco inovação.