As candidaturas para a 11.ª edição Green Project Awards estão oficialmente abertas até 31 de maio. A plataforma multissetorial, dedicada ao reconhecimento das boas práticas e que distingue os projetos nacionais mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal, está a receber as candidaturas em várias categorias, nomeadamente Inovação e Economia Circular.
Esta categoria irá distinguir projetos/ideias que resultem de processos de inovação nas áreas da conceção de produto, dos processos de produção, modelos de consumo/distribuição, gestão de recursos (reutilização, reparação, renovação, refabrico e reciclagem), intrínsecas aos ciclos técnicos e biológicos do modelo industrial circular. Os projetos candidatos deverão ainda evidenciar de forma clara a aplicação de conceitos de circularidade em todo o ciclo de vida do produto/serviço/projeto/iniciativa e a sua aplicabilidade prática no mercado, com vantagens para o ambiente e para a economia, bem como a constituição de um ecossistema de inovação associado.
Serão também valorizados aspetos que combinem eficiência, energética e hídrica, na produção e na utilização de recursos, otimização da utilização e consumo, assim como a prossecução das metas ambientais definidas a nível nacional e a sua capacidade de integração dos processos decorrentes da transformação digital consequente da Indústria 4.0. Para além desta, as categorias a concurso na 11ª edição do GPA são Agricultura e Floresta, Iniciativa Jovem, Inovação Social e Mobilização, Mar, Turismo e Urbes.
Podem concorrer ao GPA empresas, Organizações Não Governamentais, Associações, Cooperativas, Estabelecimentos de Ensino e Investigação, Administração Pública, Administração Local e Cidadãos a título individual que apresentem projetos, produtos, serviços ou iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos.
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 31 de maio em http://candidaturas.gpa.pt/pt .
A edição deste ano do Green Project Awards atribuirá ainda quatro prémios especiais, nomeadamente o Prémio GPA-EGF Inovação e Economia Circular a atribuir ao vencedor da categoria Inovação e Economia Circular, oPrémio GPA-REN Biodiversidade e Florestas e atribuído entre todos os candidatos da categoria Agricultura e Floresta e os Prémio GPA-COTEC Indústria 4.0 e Prémio GPA-ANI Born From Knowledge (BfK Award) que serão atribuídos a um dos finalistas de todas as categorias do GPA.
Historicamente, a Cerimónia de Entrega de Prémios GPA é precedida de uma conferência internacional que, mais uma vez e de acordo com os princípios de atuação do GPA, promove a partilha de experiências e conhecimento através do debate público dos principais temas relacionados com a Sustentabilidade em Portugal. Desde 2008, num total de onze edições, o Green Project Awards arrecadou mais de 1200 candidaturas e reconheceu mais de 120 casos de sucesso.
O conteúdo Green Project Awards revela a categoria Inovação e Economia Circular aparece primeiro em i9 magazine.