Quando uma empresa ou organização se posiciona na internet, a escolha do domínio é muito importante pois este pode condicionar todo o projeto, na medida em que pode contribuir positiva ou negativamente para a primeira prioridade a ter em conta: tráfego!
Na escolha do domínio devem ser tomadas em linha de conta várias alternativas e variáveis:
- Vou comprar um domínio que já tem tráfego? Quanto pagar e qual o retorno desse investimento?
- Vou registar um domínio com o nome da marca/empresa? Com outro nome? Em que extensão? E está disponível?
- Se registar um novo domínio, esse tem correspondência com a marca/empresa? Posiciona a marca/empresa onde quero?
Estas e outras questões deverão ser equacionadas com algum cuidado e, por isso, deixo aqui algumas dicas para que possa tomar a sua decisão, criando, através do seu domínio, valor para o seu negócio:
- Existem domínios que podem ser comprados e que já têm popularidade nos motores de busca, o que assegurará à partida tráfego para o seu site;
- Se criar um domínio novo, deve assegurar-se de que este corresponde à sua marca ou empresa para que os clientes possam identificar o domínio com a sua empresa/marca;
- Poderá também optar por escolher um domínio que contenha palavras que correspondem às pesquisadas quando alguém quer aceder a sites com determinado produto ou serviço, por exemplo freechat.pt para um site que ofereça o serviço de chat a um público português;
- Poderá escolher uma extensão do país se tiver um produto ou serviço cujo público é exclusivamente local, ou uma extensão com pendor mais internacional como .com/.net/.eu;
- Alternativamente poderá escolher uma extensão específica da área de negócio ou de localização, como por exemplo .asia/.london/.bio/.health;
- Quanto menos letras tiver o domínio, maior o seu potencial, por ser mais fácil de memorizar.
Se quisermos fazer uma comparação, o valor do domínio compara-se à diferença entre ter uma loja física localizada numa rua muito comercial ou num beco por onde ninguém passa.
Se encontrou o domínio perfeito para o seu negócio registe-o o mais depressa possível, por períodos alargados e assegure-se que não o deixa expirar pois pode perdê-lo para sempre!
Carla Gerardo – Domain Champion da Amen.pt
O conteúdo O Valor do Domínio aparece primeiro em i9 magazine.