Com a abertura deste novo Centro de Competências, a Siemens passa a ter 23 destas unidades instaladas no país, que atuam nas áreas da Energia, infraestruturas, Serviços Partilhados e Tecnologias de Informação.
Com cerca de 1.000 colaboradores, estes centros exportam brainware e serviços de elevado valor acrescentado para 200 países.
O “Industrial Cyber Security Operation Center” protege as instalações industriais existindo apenas em três locais – Lisboa, Munique (Alemanha), e Ohio (EUA). Os especialistas de segurança industrial da Siemens, destacados nestes centros, monitorizam instalações industriais em todo o mundo quanto a ameaças cibernéticas, alertam as empresas em caso de incidentes de segurança e coordenam contramedidas proactivas.
O CEO da Siemens Portugal, Carlos de Melo Ribeiro, explica que “se Portugal quer investir na modernização da indústria, transformando-a numa indústria 4.0, temos que garantir que esta está protegida. Este Centro vem dar resposta a esta necessidade”.
Rumo à Indústria 4.0 e à “Empresa Digital”
A Siemens faz parte do Comité Estratégico da Iniciativa Indústria 4.0, lançada recentemente pelo Governo, e visa coordenar as atividades que ajudarão a posicionar Portugal na vanguarda do que de mais moderno se faz em termos de digitalização industrial. As atividades estão a ser levadas a cabo por quatro grupos de trabalho, dedicados aos sectores agroindustrial, automóvel e moldes, da moda e retalho, e do turismo, nos quais a empresa também tem colaboradores integrados.
O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, explica que “para Portugal poder liderar esta revolução global de digitalização da Indústria, é tão importante desenvolvermos standards comuns e soluções de interoperabilidade, como assegurar a proteção de dados, a transparência e a privacidade da informação”.
Destacou ainda que, “as preocupações com a Cibersegurança têm de fazer parte da estratégia nacional para Indústria 4.0 desde a primeira hora, e queremos deixar isso bem claro ao realizar, neste Centro de Cibersegurança para indústria, a segunda reunião do Comité Estratégico da Indústria 4.0”.
Tal como no resto do mundo, também em Portugal a Siemens está empenhada em apoiar os seus clientes para que estes possam ser líderes desta revolução no País, e impulsionar a “Empresa digital” – a empresa do futuro.
O conteúdo Centro de Cibersegurança para a indústria foi inaugurado em Lisboa aparece primeiro em i9 magazine.