Numa iniciativa da missão das Nações Unidas no Haiti, milhares de pessoas limparam, este fim de semana, as praias do país. O objetivo foi ensinar às populações locais a importância de proteger o ambiente marinho. Mais de 90 por cento da população do
Numa iniciativa da missão das Nações Unidas no Haiti, milhares de pessoas limparam, este fim de semana, as praias do país. O objetivo foi ensinar às populações locais a importância de proteger o ambiente marinho. Mais de 90 por cento da população do Haiti depende de atividade ligadas ao mar e às praiasTodos os anos, em setembro, centenas de milhar de pessoas de mais de 75 países limpam o lixo das suas praias, numa iniciativa da Ocean Conservancy´s International Coastal Cleanup (ICC).
Inspirada pelo sucesso desta iniciativa, a missão das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) promoveu uma atividade semelhante nos três estados do pais: Cap Haitien, Les Cayes e Lully. O objetivo principal era explicar à população a importância de proteger o ambiente marinho.
Depois de distribuídos sacos e t-shirts entre a população, os soldados das Nações Unidas, em conjunto com os residentes de cada zona incluindo muitas mulheres e crianças, recolheram o lixo ao mesmo tempo que explicaram os perigos de poluir o mar e as praias [ver acima vídeo com imagens da recolha].
Um representante da associação Vision 2013, que participou na iniciativa, sublinhou que 90 por cento da população do Haiti vive da pesca e do turismo “pelo que é fundamental proteger o oceano e as suas praias”. “Proteger o mar tem duas vantagens: teremos mais turistas e aumentaremos a nossa competência económica”, sublinhou.