Um novo vídeo com algumas imagens inéditas da chegada do primeiro homem à Lua acaba de ser revelado pela Sociedade Geográfica da Austrália que restaurou as películas que tinha em arquivo na sede em Sidney.
[Fotografia: NASA]Um novo vídeo com algumas imagens inéditas da chegada do primeiro homem à Lua acaba de ser revelado pela Sociedade Geográfica da Austrália que restaurou as películas que tinha em arquivo na sede em Sidney.
A chegada do homem à Lua aconteceu a 21 de julho de 1969, com a nave Apolo 11 e os dois tripulantes, Buzz Aldrin e Neil Armstrong. As imagens da aterragem foram, na altura, gravadas por três estações terrestres: Golstone, nos EUA, Honeysuckle Creek, em Camberra, na Austrália e pelo Observatório Parkes em Gales.
Estes documentos agora revelados pela Sociedade Geográfica Australiana estavam arquivados e sofreram trabalhos de restauro para obter mais nitidez e dar-lhes uma melhor qualidade.
O responsável pelo restauro das imagens, o astrónomo John Sarkissian, explica citado pelo El Mundo, que precisou de uma década para reunir todas as películas e proceder ao restauro que gerou um vídeo com um total de três horas.
No vídeo abaixo, com imagens restauradas pela NASA em 2009, mostra-se um dos astronautas no momento da descida das escadas do módulo lunar.