Entre 8 e 12 de maio, a NOS, a Deloitte Digital, a Fábrica de Startups e, nesta edição, também a Sonae, aliam-se para organizar a “Ideation Week for Retail”, um programa intensivo de ideação e empreendedorismo inteiramente dedicado ao retalho. As inscrições para a participação nesta iniciativa, limitada a 50 participantes, decorrem até 2 de maio através do site da Fábrica de Startups.
Com o objetivo de promover o empreendedorismo em Portugal, através do apoio na criação de equipas, no desenvolvimento de novas ideias e na implementação de modelos de negócio na indústria do retalho, a iniciativa “Ideation Week for Retail” desafia todos os empreendedores portugueses ou potenciais empreendedores, com particular interesse pelo setor do retalho, a inscreverem-se nesta 3ª edição. Um programa prático que, à semelhança dos programas precursores, dedicados aos setores do Turismo e da Saúde, segue a metodologia “FastIdeation” da Fábrica de Startups.
Esta metodologia consiste em cinco dias de bootcamp a tempo inteiro. Durante esta intensa semana, os 50 participantes selecionados da fase de inscrição têm a oportunidade de, em conjunto com algumas das principais entidades do setor, identificar e caracterizar os principais problemas e desafios da indústria, como é o caso do crescimento do e-commerce e a alteração dos padrões de consumo, e desenvolver soluções inovadoras e modelos de negócio para implementar nos principais segmentos da indústria do retalho. O último dia do programa, o Idea Day, é dedicado à apresentação dos projetos finais a um painel de reputados jurados.
De forma a definir as necessidades reais do setor e garantir o sucesso do modelo de negócio idealizado pelas equipas, durante a semana de formação, o “Ideation Week for Retail” proporciona aos participantes o contato direto com especialistas e referências no setor do retalho em Portugal, potenciais clientes e parceiros para os negócios criados neste programa.
A inscrição no “Ideation Week for Retail”, através do site www.fabricadestartups.com, é individual, sendo basta aos interessados terem interesse pela área do retalho e curiosidade pelo mundo do empreendedorismo, não havendo a necessidade de terem formação ou experiência específica no setor.
O conteúdo Programa de empreendedorismo vocacionado para o retalho aparece primeiro em i9 magazine.