Apenas cerca de 800 a 1200 pessoas falam “Koro” uma nova língua recentemente identificada por um grupo de investigadores na Índia. Integrados num projeto da National Geographic, os linguistas procederam a um registo inédito desta forma de expressão até agora desconhecida.
A descoberta foi feita na aldeia de Arunachal Pradesh, situada no nordeste da Índia. Koro faz parte da família de idiomas tibeto-birmanesa, que abrange 400 línguas, embora seja claramente distinta das já existentes.
“Não foi preciso ir muito longe na lista de palavras para perceber que [a língua] era extremamente diferente em todos os aspetos”, explicou à BBC o linguista David Harrison, que liderou a equipa de investigadores.
Sem alguma vez ter sido documentada na forma escrita, a língua Koro corre graves riscos de se extinguir, algo que os investigadores pretendem evitar a todo o custo.
“Descobrimos algo que estava prestes a desaparecer”, afirmou Gregory Anderson à BBC, acrescentando que “se tivéssemos esperado 10 anos para realizar esta expedição, podíamos ter encontrado um número ainda mais reduzido de falantes”.