Compatível apenas com o Windows, a aplicação NonVisual Desktop Access está disponível em diversas línguas, incluindo o português, já que é uma voz computorizada que lê as informações presentes no computador à medida que o cursor passa por elas. Por exemplo, quando o cursor passa sobre um ficheiro, a voz lê o nome desse ficheiro.
Assim sucede com os menus do sistema operativo ou das diferentes aplicações que estejam ativas.
O programa vocaliza ainda outro tipo de informação útil – tipo de letra e formatação de um documento de texto, bem como erros ortográficos, adianta o jornal Público.
Para assinalar a posição do cursor, ferramenta essencial nesta aplicação, o programa emite um som progressivamente mais agudo à medida que aquele se aproxima do topo do ecrã.
James Teh, um dos programadores responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação, explica que a grande motivação por detrás do projeto é a questão financeira; normalmente, a aquisição deste tipo de aplicações é bastante dispendiosa.
O projeto não tem, por isso, fins lucrativos e conseguiu um apoio financeiro da Fundação Mozilla, a organização que criou o browser Firefox. A aplicação pode ser descarregada em www.nvda-project.org.
[Notícia sugerida pela utilizadora Céu Guitart]