Decorreu esta quinta-feira, dia 19 de abril, na emblemática Sala do Arquivo nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, a 9ª cerimónia de entrega dos Prémios ao Valor Social organizados pela Fundación Cepsa. Este é um programa que distinguiu quatro associações de solidariedade social, pelos seus projetos dedicados à melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em Portugal, os prémios são atribuídos todos os anos e têm como o objetivo reconhecer e impulsionar iniciativas sociais que favoreçam a inclusão e o bem-estar da comunidade e pessoas carenciadas, assim como promover valores solidários, entre todos os colaboradores Cepsa.
Na cerimónia estiveram presentes Álvaro Díaz Bild, Presidente da Cepsa Portuguesa e Belén Candenas, Diretora Operativa da Fundación Cepsa. Outros convidados institucionais também marcaram presença, entre os quais: Enrique Santos, Presidente da Câmara de Comércio Luso Espanhola, Cecílio de Oviedo e Graciela de Andrés Novo, Conselheiros da Embaixada de Espanha e ainda Conceição Zagalo, Presidente do Júri dos Prémios ao Valor Social 2017 e Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.
Este ano, o donativo de 50.000 € foi repartido pelos projetos apresentados pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro Social do Soutelo,Acreditar e Associação Tempos Brilhantes, que se destacaram pelas suas iniciativas de acompanhamento a mulheres e crianças em risco, apoio social a crianças e jovens, dedicação e cuidado de crianças com cancro e à contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.
Álvaro Díaz Bild, Presidente da Cepsa Portuguesa afirma: “A solidariedade é um dos cinco valores em que sustentamos a nossa visão de crescimento. Uma solidariedade interna que nos ajuda a crescer por dentro e uma vontade de a exteriorizar, de forma responsável. O nosso compromisso com Portugal é total.”
Também Belén Candenas, Diretora Operativa da Fundación Cepsa, confirma a importância do Prémio dentro das atividades da Fundación: “desde o início dos Prémios, em 2005, que já apoiámos 272 projetos, com um investimento de mais de 2 milhões de euros e beneficiando cerca de 30.000 pessoas em risco de exclusão social.”
Em 2017, a Fundação Cepsa atribuiu 400.000€ aos melhores projetos solidários e de inclusão social apresentados nos principais locais onde opera; Portugal, Brasil, Colômbia, Campo de Gibraltar, Canarias, Madrid e Huelva.
Em Portugal, esta iniciativa solidária obteve já um total de mais de 527 candidaturas, e premiou cerca de 39 associações até ao momento.
Este é um galardão que tem recebido reconhecimento ativo entre as associações de solidariedade social portuguesas, resultando num incremento significativo do número de candidaturas apresentadas aos Prémios todos os anos.