Sucesso é a palavra que descreve mais uma presença portuguesa na Feira Green Week (Semana Verde) de Berlim, organizada pela InovCluster, durante os passados dias 19 a 28 de janeiro de 2018.
As empresas portuguesas e os seus produtos, nomeadamente as peras rocha do Oeste, os azeites da Beira Baixa e do Alentejo, os vinhos da região centro, os pastéis de nata, as empadas, os pastéis de bacalhau, os queijos e os enchidos, fizeram as delícias dos consumidores alemães durante o certame, demonstrando a excelência das iguarias nacionais, de entre os produtos dos 1660 expositores presentes de 66 nacionalidades distintas.
As expectativas dos nove expositores presentes no stand de Portugal em Berlim, foram largamente alcançadas, tendo conseguido não só um bom volume de negócios, como ainda um número assinalável de contactos, reforçando a imagem dos seus produtos e de Portugal, na Alemanha.
A feira contou com a presença de mais de 400 mil visitantes, de entre os quais 90 mil profissionais do sector, e pela primeira vez na sua história atingiu um volume de vendas superior a 50 milhões de euros, o que reflete claramente um aumento da curiosidade do consumidor germânico por produtos de origem estrangeira e consequentemente demostra o leque de oportunidades para os produtos portugueses no mercado alemão.
A Semana Verde de Berlim é para os profissionais um dos maiores eventos internacionais do setor agroalimentar, contando nesta edição com a presença de 70 ministros da agricultura e mais de 2000 altos representantes das instituições mundiais do sector.
A presença de Portugal na Feira, contou mais uma vez, com a organização e apoio técnico da InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, inserindo-se no Projeto Conjunto de Internacionalização 2016/18, financiado pelo COMPETE 2020 e aposta numa lógica de continuidade naqueles que têm sido os mercados alvo do trabalho de Internacionalização da InovCluster.