A boa vontade não tem valor, mas agora já tem moeda – este é o mote da KindCoin, a nova moeda solidária que permite fazer donativos suspensos nos mais variados estabelecimentos comerciais, e que serão depois convertidos nos bens que as instituições de solidariedade social mais necessitam.
A rede KindCoin é uma plataforma focada no ser humano enquanto agente de mudança – é a primeira rede de angariação de bens e produtos sem necessidade de intermediação.
“A nossa missão traduz-se na constante procura de criação de valor através de uma relação assente na proximidade, na dignidade humana e na mudança de comportamento – queremos dar resposta a todos aqueles cuja subsistência depende de instituições ou de serviços credíveis que transmitam confiança através da doação de bens de primeira necessidade, sejam eles alimentos, medicamentos, serviços ou outros produtos”, afirma Maria Vieira da Silva, co-fundadora da rede Kind Coin.
O utilizador pode fazer o download gratuito da aplicação Kind Coin, disponível na App Store e na Play Store, e criar a sua própria conta. Uma vez inseridos todos os dados, o utilizador faz o contributo diretamente na aplicação, doando as suas KindCoins – 1 KindCoin equivale a 1 euro – ao parceiro comercial que desejar: pode ser um restaurante, um supermercado, uma farmácia, um serviço jurídico, entre outros.
Esse valor doado fica suspenso na plataforma, até atingir o plafond estipulado entre o parceiro e a Kind Coin (5 euros), altura em que a instituição de solidariedade parceira mais próxima pode trocar o valor por produtos – alimentos, serviços, medicamentos, entre outros. Consumada a troca, a Kind Coin notifica o utilizador sobre a Instituição social destinatária do seu contributo.
Também os estabelecimentos parceiros e a as instituições de solidariedade social se devem inscrever na plataforma, de modo a serem elegíveis para converter e receber as KindCoins, respectivamente. As instituições inscritas na plataforma dependem dos contributos feitos nos estabelecimentos parceiros nas suas imediações. Através de um sistema de geolocalização, o donativo é atribuído à instituição que ficar mais próxima de determinado estabelecimento, promovendo assim a entreajuda e solidariedade entre as comunidades, inserida nos seus próprios bairros.
“O que é verdadeiramente fantástico acerca desta aplicação é que todas as pessoas que fizerem um donativo vão poder acompanhar o valor que doaram – desde a instituição para a qual esse valor foi destinado, quando o foi e em que tipo de produto se traduziu a sua oferta. As notificações são emitidas em tempo real na aplicação, o que nos permite ser absolutamente transparentes em todo o processo”, acrescenta Maria Vieira da Silva.
Através da aplicação, os utilizadores podem também integrar a pool de partilha e a pool de troca, permitindo-lhes fazer chegar os seus produtos a quem mais precisam – as instituições são notificadas quando o utilizador coloca na plataforma ou item para doar.
Como forma de sustentar as despesas de manutenção da plataforma, a KindCoin cobra uma comissão de 5% sobre cada contributo.