“Já temos a rede praticamente terminada. Há pormenores que faltam corrigir, zonas de acalmia de tráfego para instalar e construir as ciclovias que faltam. (.) Fica tudo pronto durante o próximo ano”, garantiu o vereador do ambiente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes na apresentação do projeto Rede Ciclável de Lisboa.
Em Lisboa, já é possível percorrer 35,6 quilómetros em 22 percursos cicláveis (em zonas como a entrada de Monsanto, Quinta da Granja, Paço do Lumiar, Campo Grande, Hospital Júlio de Matos, Belavista, Parque das Nações, Olaias, Campolide, Cidade Universitária e frente ribeirinha, entre outras).
Além das vias construídas, a Câmara de Lisboa instalou também 400 lugares de estacionamento para bicicletas repartidos em 30 parques, e 18 postos de informação que indicam o percurso daquela ciclovia, a distância, o declive e o tempo estimado para a circulação.
A autarquia tem em obra 5,1 quilómetros de pista ciclável, em projeto 4,2 quilómetros e em estudo 25.Por implementar estão também as “zonas 30”, áreas de acalmia de tráfego, bem como mais sete pontos de informação.
Na sessão de apresentação do projeto Rede Ciclável de Lisboa foram distribuídas dez bicicletas à Polícia Municipal pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).