A abertura do festival está a cargo de Alex Von Schlippen, um dos mais conceituados pianistas a nível mundial, integrado no movimento europeu do free-jazz, que atua às 17h30 no Be Jazz Café. No mesmo dia é inaugurado o Cine Cubo, uma estrutura instalada no Fórum Barreiro onde todos podem assistir, até ao dia de encerramento do festival, aos momentos mais marcantes das edições anteriores do Out.Fest.
No dia 6 de outubro, dois outros concertos de destaque: sobem, ao Teatro Municipal, o etnomusicólogo norte-americano Alan Lomax e também o guitarrista português Norberto Lobo.
Um dos momentos mais aguardados deste evento acontece a 9 de outubro, com o concerto de Panda Bear. No Barreiro, Noah Lennox apresentará o alinhamento de novas canções e idiossincráticas interpretações de já clássicos seus e da sua banda Animal Collective. Em real temporada de produção do seu disco actual, o músico vai testar a reação do público aos novos temas do aguardado “Tomboy”.
Este ano, a programação cinematográfica do festival centra-se na etnomusicologia, como local de celebração da liberdade criativa e da música como elemento espiritual e social. Destaca-se, assim, o mini-ciclo dedicado a Alan Lomax, cujo trabalho de recolha de músicas como o gospel ou o calypso foi fundamental para a preservação das mesmas, e “Dor, Low is Better”, com a presença do realizador, Robert Flaes.
Os preços para a entrada nos concertos variam entre os 5 e os 10 euros, sendo que alguns são de entrada livre. Os visitantes assíduos do festival podem adquirir um passe que garante entrada em todos os espetáculos por 15 euros.
Saiba mais aqui.