No dia 25 de setembro a sessão, que terá lugar no International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) em Braga, tem como tema principal “A interface entre Bio e Nanotecnologia” e vai contar com a presença do Ministro da Economia,Manuel Caldeira Cabral.
Com o tema “Estratégias de crescimento biotecnológico sustentável”, a sessão do dia 26 de setembro vai decorrer no Biocant Park em Catanhede e conta com a participação da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.
O Open Innovation Day, dia 28 de setembro, terá como palco as instalações da AESE Business School em Lisboa e vai contar com a participação de Hans GCP Schikan,ex-CEO da Prosensa, que irá dar uma perspetiva Europeia da Biotecnologia.
Programa
BRAGA:
25 de Setembro
A interface entre Bio e Nanotecnologia | INL, Braga
14:30 // Sessão de abertura: Filipe Assoreira (P-BIO) e Lars Montelius (INL)
15:00 // Ministro da Economia: Manuel Caldeira Cabral
15:30 // Ciências da vida em nanotecnologia: Lorenzo Pastrana, INL
15:50 // I&D na biotecnologia e a indústria: Eugénio Ferreira, CEB UMinho
16:10 // Translação da ivestigação nanotecnológica para o mercado: Pedro Viana Baptista, FCT/UNL
16:30 // Mesa-redonda – Interseção da biotecnologia com nanotecnologia: Moderador: Simão Soares (P-BIO / Silico-Life) Biomode, NanomedTAB, Outros participantes (a ser confirmado)
17:30 // Encerramento
17:50 // Visita aos Laboratórios INL
CANTANHEDE:
26 de Setembro
Estratégias de crescimento biotecnológico sustentável | Biocant Park, Cantanhede
10:00 – 10:10 // Sessão de abertura: Filipe Assoreira (P-BIO) e João Moura (Biocant)
10:10 – 10:40 // Biotecnologia uma “Estratégia Inteligente de Especialização” na zona Centro de Portugal: Ana Abrunhosa (CCDRC)
10:40 – 11:10 // Internacionalização e I&D específico no sector da Biotecnologia: Ana Teresa Lehmann (Secretária de Estado da Indústria)
11:30 – 12:30 // Sessão de debate | Oportunidades e investimentos facilitadores para o sector e operações da biotecnologia, PME’s e o ponto de vista do Governo
Moderador: André Faustino (P-BIO), José Caldeira (ANI), Luís Filipe de Castro Henriques (AICEP), Jorge Marques dos Santos (IAPMEI), José Fernando Figueiredo (IFD), João Pereira (Magnomics), Vera Moura (Treat-U).
12:30 – 13:00 // Sessão de encerramento | Oradores: João Caraça (Presidente do Conselho Geral, Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian) e Ministro da Ciência e Tecnologia – Manuel Heitor
13:00 // Almoço
14:30 // Visita ao Parque Biocant e Bluepharma (Coimbra)
LISBOA
28 de Setembro
Open Innovation Day | AESE – Business School, Lisboa
9:30 // Abertura: O nosso ecossistema – Filipe Assoreira (P-BIO)
9:40 // Sistemas financeiros alternativos para empresas de ciência viva inovadoras – exemplos do mercado
Moderadores: José Epifânio da Franca Paulo Rodrigues da Silva (Euronext Lisboa), Jande Kerpel (Kempen), Filipe Portela (Seedrs)
10:15 // Novos paradigmas na Saúde: Medtech e eHealth
Moderadores: Seppo Makinen (Taikon Advisor Oi), João Martins (Pathena), Francisco Ferreira Pinto (BusyAngels) Apresentações de empresas selecionadas (6-8 empresas) e Q&A com a plateia (Business Developers). Empresas dedicadas a novas tecnologias na área da saúde, incluindo abordagens de eHealth e medtech.
Almoço
14:30 // Da prevenção ao diagnóstico e tratamentos
Moderadores: David Cristina (Portugal Ventures), Sérgio Simões (Bluepharma) apresentações de empresas selecionadas (6-8 empresas) e Q&A com a plateia (Business Developers). Empresas com plataformas tecnológicas focadas desde a terapêutica, até ao diagnóstico e vacinas.
16:30 // Coffee-break e reuniões paralelas (discussões one-to-one)
DEBATE FINAL, 28 de Setembro, AESE – Business School, Lisboa
17:15 // Sumário da Semana Europeia de Biotecnologia: Filipe Assoreira (P-BIO)
17:30 // Perspetiva europeia – Hans GCP Schikan, PharmD | Ex-CEO Prosensa
18:00 – 19:00 // Sessão de debate: “Trabalhar em conjunto para fazer evoluir o nosso ecossistema”
Moderadores: José Ramalho Fontes (AESE)
Carlos Faro (Biocant), João Almeida Lopes (Apifarma), Nuno Arantes-Oliveira (P-BIO), Luís Pereira (Medtronic), António Murta (Pathena)
19:00 // Encerramento
Sobre a P-BIO
A Associação Portuguesa de Empresas de Bioindústria (P-BIO) é a única associação que congrega a vasta maioria de empresas ligadas ao setor da Biotecnologia e Lifescience. Desde a sua fundação em 1999, tem contribuído como elemento-chave para o desenvolvimento e suporte da Biotecnologia em Portugal. A P-BIO procura desenvolver um ambiente favorável à criação e crescimento das start-ups, promovendo o seu desenvolvimento empresarial nacional e internacional. Ao mesmo tempo que desenvolve este ecossistema, contribui para aumentar a notoriedade deste setor e dos seus desenvolvimentos. Como membro da EuropaBio, a Associação é chave na interligação entre as empresas e os parceiros relevantes do Governo, investidores, agências reguladoras e outras instituições ligadas à indústria.