No próximo dia 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude reunida em Lisboa de 8 a 12 de 1998, assinala-se o Dia Internacional da Juventude.
Este ano as comemorações têm como tema: «Jovens construindo a paz». Sensibilizar a sociedade e os/as jovens em particular para o poder que têm de construir e mudar o futuro é o grande objetivo desta iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
O programa nacional, organizado pelo IPDJ, em parceria com diferentes entidades públicas e privadas, decorre em todo o país, sendo o evento nacional realizado no dia 11 de agosto, sexta feira, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, entre as 9h30 e as 18h00.
Numa perspetiva de multiactividade e inclusão, toda a população, de todos os grupos etários, os jovens poderão participar em dezenas de atividades diferentes, desde canoagem, slide, escalada, judo, pinturas faciais, insufláveis, dança, música, rugby, futebol, demonstrações cinotécnicas, cavalos e workshops.
E porque é importante sensibilizar os jovens para as questões relacionadas com a segurança e com a reciclagem , não podia faltar a PSP, a GNR, os três ramos das forças armadas, os Bombeiros voluntários do Dafundo e a Sociedade Ponto Verde.
O animado programa deste dia, bem como as inúmeras iniciativas com condições especiais, designadamente descontos e entradas gratuitas em cursos de formação, transportes, museus, exposições, atividades desportivas, e em muitos outros produtos e serviços estão disponíveis no Portal da Juventude (www.juventude.gov.pt)