por redação
A thyssenkrupp celebra hoje a revelação de uma das mais avançadas inovações criada nos últimos 160 anos: o primeiro elevador sem cabos que se desloca tanto na horizontal como na vertical, o MULTI. Em vez de uma cabine por calha a movimentar-se para cima e para baixo, o MULTI oferece múltiplas cabines em loop, como um sistema de paternoster dentro de um edifício.
Sem cabos associados, o MULTI funciona através de um sistema seguro de travagem a vários níveis, de um sistema de dados wireless e de uma gestão eficaz da energia das cabinas. O muito anunciado conceito torna-se hoje realidade, através do lançamento de uma unidade totalmente operacional, na Torre de Testes de Rottweil, criada precisamente para o efeito.
Em parceria com a thyssenkrupp, vários sistemas MULTI serão instalados na nova East Side Tower, em Berlim.
À medida que as nossas cidades continuam a crescer e os edifícios se tornam cada vez maiores e mais altos, os arquitetos enfrentam desafios acrescidos para fazer deslocar as populações de forma confortável e rápida aos seus destinos. O MULTI oferece uma capacidade extra de até 50% na capacidade de transporte e reduz até 60% os picos de energia necessários, quando comparados com os sistemas de elevadores convencionais.
Durante a apresentação, Andreas Schierenbeck comentou: “Acreditamos genuinamente que o MULTI é um game changer que vai transformar a forma como nos movemos, trabalhamos e vivemos no mundo que nos rodeia. Vai permitir reduzir tempos de espera para os passageiros, e ocupar menos espaço nos edifícios. O MULTI é a chave que representa efetivamente uma revolução histórica na indústria dos elevadores.”
O primeiro MULTI vai ser instalado no mais recente edifício da OVG Real Estate em Berlim. A OVG é conhecida pelos seus projetos de ponta, como o projeto The Edge, que ganhou o título de edifício de escritórios mais sustentável do mundo. Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate afirma: “Estamos absolutamente encantados com esta parceria com a thyssenkrupp e por ter o primeiro MULTI instalado no nosso mais recente projeto – o East Side Tower, em Berlim”.