por redação
Foi realizada no Spine Center, em Coimbra, uma extracção de uma hérnia discal por via extra foraminal guiada por navegação. Trata-se de uma técnica nunca antes realizada em Portugal, e que permite retirar a hérnia discal que comprimia a raiz nervosa de um doente, por via minimamente invasiva guiada por navegação.
Luís Teixeira, cirurgião que conduziu o processo, explica: “Com esta técnica não há sequer necessidade de entrarmos dentro do canal vertebral dado que é uma abordagem diferente da coluna vertebral feita por via postero-lateral. A utilização da navegação permite efetuar uma incisão de reduzidíssimas dimensões, localizar perfeitamente o nível, e fazer uma progressão até à hérnia por fora da coluna entrando pelo foramen, afastando as estruturas nervosas e retirando a hérnia de disco.”
Com esta técnica assegura-se um alto rigor e elevada segurança, “não fica fibrose dentro do canal e não se manipulam as estruturas nervosas que existem dentro do canal vertebral, sendo portanto vantajoso”, conforme destaca o especialista “Estamos a falar de um paciente poder ter alta em menos de 24 horas após a cirurgia e recuperar toda a sua actividade profissional em menos de um mês”.