por redação
O Porto acaba de registar uma subida ímpar na International Congress and Convention Association (ICCA), ranking mundial que, todos os anos, apresenta as cidades que se destacam como os destinos mais procurados para a realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais. A cidade do Porto subiu 11 posições, a maior evolução já registada, ocupando, agora, o 31º lugar. Com este crescimento, o Porto surge como o destino que mais cresceu no top 50.
Segundo Filipe Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto, entidade responsável pela promoção externa do destino Porto e Norte, “estes dados demonstram que o reforço da aposta no setor do turismo de negócios se tem revelado extremamente assertivo e que o Porto, que sempre foi um destino autêntico e tradicional, é hoje também percecionado como uma cidade cosmopolita, com elevados níveis de empreendedorismo e inovação, o que é valorizado pelos decisores na hora de escolherem um destino para os seus eventos de negócios”.
No ranking divulgado, o Porto passa a figurar entre os 31 destinos mundiais mais procurados para eventos internacionais de negócios, colocando-se à frente de cidades como Nova Iorque, Rio de Janeiro, Zurique, Dubai, Munique ou Milão. Em termos europeus, o Porto entra pela primeira vez no top 20. Segundo os dados divulgados pela ICCA, Porto e Barcelona são mesmo as únicas cidades, não capitais dos seus países, que figuram entre os primeiros do topo.