do mundo da meia maratona de Lisboa, ao registar o tempo de
58.22 minutos na 20ª edição da prova lisboeta, disputada entre Algés e
o Mosteiro dos Jerónimos, com passagem pela Baixa. Na minimaratona, que
atravessou a ponte 25 de Abril, participaram 35 mil atletas populares,
entre eles o primeiro-ministro José Sócrates.
Tadese, que contava com o auxílio de três «lebres», correu a prova quase toda sozinho e retirou 11 segundos ao anterior recorde mundial, de 58.33, que pertencia ao queniano Samuel Wanjiru, conquistando assim um prémio de 50 mil euros.
O atleta eritreu terminou a prova com mais de um minuto de vantagem sobre os segundo e terceiro classificados, os quenianos Sammy Kitwara e Duncan Mutai.
A prova feminina foi ganha com grande à vontade pela queniana Peninah Arusei, com mais de dois minutos de vantagem sobre a etíope Askale Tafa, enquanto o terceiro lugar pertenceu à veterana portuguesa Fernanda Ribeiro, que tem 40 anos e foi campeã olímpica dos 10 000 metros em Atlanta1996.
A corrida de elites, que contou com cerca de 100 participantes, começou em Algés, seguiu pelas avenidas da Índia e 24 de Julho até ao Campo das Cebolas, fazendo depois o percurso inverso, quase até ao Dafundo, onde deu a volta para terminar em Belém.
Cerca de 35 000 atletas populares participaram, por seu turno, na minimaratona, que teve início na Praça da Portagem e atravessou o rio Tejo pela Ponte 25 de Abril. Entre eles, como é hábito, o primeiro-ministro, José Sócrates