por redação
A Universidade Nova de Lisboa vai disponibilizar 300 bicicletas para os alunos, docentes e colaboradores se deslocarem no dia-a-dia, privilegiando este meio de transporte mais saudável, ecológico e económico na mobilidade urbana. Esta iniciativa decorre sob o mote “A Academia a Pedalar” e enquadra-se no projeto U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Segundo Miguel de Castro Neto, coordenador da NOVA U-Bike Portugal “a participação da Nova neste projeto mostra um dos eixos da nossa missão social. Estamos ativamente a promover a mudança de comportamentos e de mentalidades. Acresce que o nosso Campus é servido por uma das principais ciclovias de Lisboa, o que nos dá a base para criarmos as adequadas condições para o maior uso da bicicleta como meio de transporte alternativo diário que, como é do conhecimento geral, tem inúmeros benefícios para o bem-estar dos utilizadores e para a sustentabilidade ambiental”.
Para incentivar este novo hábito na deslocação regular pela cidade de Lisboa, a Nova planeia disponibilizar as primeiras 100 bicicletas para alugar já no início do próximo ano letivo. Dentro da comunidade académica, quem optar por esta alternativa de transporte, terá ainda ao seu dispor infraestruturas, serviços de apoio, atividades e eventos disponibilizados pela universidade.
O Projeto Nova U-Bike Portugal será implementado de forma faseada, tendo sido já iniciadas alterações ao nível de infraestruturas para a colocação de rampas para circulação de bicicletas e está também em curso a instalação de 387 estacionamentos para bicicletas no exterior e nos parques subterrâneos do Campus de Campolide e da FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, para maior articulação com outros modos de transporte públicos.
Mais informação em: www.unl.pt/vida-na-nova/u-bike e em www.facebook.com/NOVA-U-Bike-Portugal-107923886372317/.