por redação
As Aldeias do Xisto apresentam características para a prática das várias modalidades ligadas à bicicleta. A marca tem sido pioneira na criação de infraestruturas associadas à bicicleta (Centros de BTT, Bike Roads), na certificação dos serviços (Rede de Bikotels), como o território tem sido palco de alguns eventos relacionados com a modalidade (Avalanche, Granfondo), e eleito por muitos dos principais atletas internacionais de BTT como o local ideal para praticarem e testarem novos equipamentos.
Contando com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Presidente da ADXTUR- Aldeias do Xisto, Paulo Fernandes, do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, a assinatura deste protocolo estabelece uma operação conjunta no desenvolvimento do ciclismo e do turismo em bicicleta em Portugal, reconhecendo a sua importância para a afirmação do turismo ativo e de natureza.
A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com mais de 100 operadores privados, com o apoio do Centro 2020. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se revisam na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou que “parte da estratégia de afirmação internacional do destino Centro Portugal ancora-se no produto turismo de natureza e ativo, bem como na dimensão cultural da genuinidade e das vivências, e temos convergido com as Aldeias do Xisto enquanto destino de referência para a estruturação e marketing destes produtos”.