A flor de sal do produtor Rui Simeão, de Tavira, recebeu pelo quinto ano consecutivo o prémio “Superior Taste Award” (“Sabor Superior”) de duas estrelas atribuído pelo Instituto Internacional de Sabor e Qualidade (iTQi, na sigla inglesa), com sede em Bruxelas, que reúne consagrados chefs de cozinha e sommeliers.
A flor de sal é o creme do Atlântico cristalizado em salinas de argila. A conjugação da água do mar, a energia solar e eólica resultam numa fina película de cristais. De preferência, deve utilizar-se no fabrico de manteigas, queijos e culinária gourmet.
Entre os 920 produtos de todo o mundo premiados pela iTQi, foram também distinguidos outros oito produtos de origem portuguesa, entre eles as águas do Luso, Pedras Salgadas e Vidago, os azeites Gallo Grande Escola, Andorinha Vintage, Soleana Princípio de Campanha e Oliveira da Serra Gourmet, e as pastilhas de café Torrié Expresso.
iTQi trabalha em parceria com 12 prestigiadas instituições de culinária europeias e associações de sommeliers. A Academy of Culinary Arts, a Académie Culinaire of France, a Jeunes Restaurateurs d’Europe, e a Portuguese Chefs Association são algumas dessas instituições.
O “Superior Taste Award”, atribuído à flor de sal de Rui Simeão, é um reconhecimento único utilizado por muitos produtores e distribuidores como um poderoso instrumento de marketing.
[Notícia sugerida pela utilizadora Elisabete Ramos]