Durante a descolagem e a subida não ocorreram problemas de vibração nem de manobragem do aparelho e todos os sistemas funcionaram bem, conforme adiantou fonte da EADS.
“O aparelho descolou perfeitamente com suavidade e é muito menos ruidoso que um avião com propulsão convencional”, destacou o piloto Didier Esteyne citado pela Europa Press. “Este é só o começo, ainda temos muito a aprender. As manobras acrobáticas podemos começá-las depois de pelo menos 5 horas de voo e 15 aterragens”, explicou.
O Cri-Cri é um aparelho inovador, pensado para acrobacias aéreas, composto por materiais de ultima geração que reduzem a massa da estrutura e permitem um equilibrio positivo com o peso das baterias.
Os quatro motores elétricos não emitem CO2 e têm uma considerável redução do ruído e as baterias de lítio têm alta densidade energética.
O uso simultâneo de todas estas inovações tecnológicas não agressivas para o meio ambiente confere um rendimento ao de 30 minutos de autonomia a 110 km/h em voo cruzeiro, 15 minutos de autonomia em voo acrobático e uma velocidade de subida de 5,3 metros por segundo.