A joalharia portuguesa está a renovar-se. As empresas tradicionais têm vindo a modernizar-se e a adaptar-se às novas tendências de consumo. Paralelamente, surgem novos designers com conceitos arrojados e abordagens inovadoras. Juntos, os membros da AORP partem à conquista de novos mercados naquela que é considerada a principal feira do setor na Europa.
“A internacionalização ainda é um processo recente para as empresas nacionais de joalharia, mas o crescimento tem sido muito rápido. Desde 2008, as exportações aumentaram 500% e a expectativa é que esta trajetória venha a acentuar-se nos próximos anos”, refere Fátima Santos, Secretária-geral da AORP, num comunicado enviado ao Boas Notícias.
A BIJORHCA Paris é uma das feiras mais sedutoras para as empresas que procuram novos mercados na Europa. “Este é um dos principais eventos do setor, reunindo compradores de toda a Europa e do mundo. É uma montra privilegiada para darmos a conhecer as joias portuguesas e as empresas portuguesas têm sido muito bem-sucedidas”, acrescenta a responsável da Associação.
Além de reunir o maior número de empresas nacionais de sempre, esta edição da BIJORHCA terá outra novidade. A AORP irá apresentar o espaço “Portuguese Jewellery Newborn”, plataforma criada para promover os novos talentos da joalharia portuguesa.
Neste espaço estarão representadas 6 marcas de jovens designers nacionais, que participarão pela primeira vez numa feira internacional. São estes: Ana João, Cecília Ribeiro, Lia Gonçalves, Maria do Vale Design, Mater Jewellery Tales e Minha Joia Atelier.
Paralelamente, estarão representadas, com o apoio da AORP, mais 11 empresas portuguesas: Astorga, BMB Jewels, Bruno da Rocha, Coquine, Famiprata, Galeiras, Iglezia, Inês Telles, Marco Cruz Joalheiro, Our Sins e Styliano Jewellery.
Sendo um dos setores de maior tradição em Portugal, a joalharia portuguesa gera atualmente um volume de negócios na ordem dos mil milhões de euros e é composto por cerca de 5.000 empresas, na sua maioria micro e pequenas empresas.