"Existindo apenas uma app qualquer pessoa poderá ter uma ideia de todos os festivais a acontecerem a nível europeu, podendo compará-los e avaliar por elas próprias o que lhes poderá ser mais interessante", explica o fundador da aplicação, André Borralho, ao Boas Notícias.
"Deixará de existir a necessidade de instalar as apps oficiais e aprender como funcionam para depois serem desinstaladas no dia seguinte ao festival".
Por pré-definição, a FestivAll vem configurada para exibir os próximos festivais portugueses. Isto quer dizer que festivais que ficaram para trás, bem como festivais no estrangeiro, não são listados de imediato – mas esta opção é configurável.
Em cada festival estão disponíveis informações como a data, localização e cartaz do evento, bem como alinhamento e horários dos concertos.
Aplicação tem origem portuguesa
A equipa responsável pelo desenvolvimento da FestivAll encontra-se atualmente na Dinamarca, onde conta com o apoio de algumas das maiores incubadoras do país nórdico.
"A nossa equipa é constituída por quatro membros. Eu comecei o projeto quando estava quase a acabar a minha licenciatura na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Ao fim de alguns meses tive a ajuda do meu colega Miguel Gomes, que também tinha um interesse muito grande no mundo das apps e dos festivais de música", acrescenta o fundador.
Quando foi lançada a sua primeira versão, no Verão de 2013, a aplicação só reunia informação sobre festivais portugueses. Foi no fim desse período que André Borralho decidiu partir para a Dinamarca, para aprender mais sobre como construir uma startup de aplicações.
"Em pouco tempo arranjei emprego no Vivino, a maior app sobre vinhos e uma das melhores startups da Dinamarca. Mudei-me para Copenhaga em menos de um mês". Despediu-se depois de dois anos na Vivino para começar a trabalhar na FestivAll em full-time.
"O Miguel começou a trabalhar na app para Android e eu fiquei com tudo o que era web e a app de iOS. Faltava-nos um designer para criar a usabilidade da app e toda a imagem da nossa marca. Convenci então o melhor que alguma vez conheci, o João Marques, que trabalhou comigo em Portugal e que aceitou imediatamente, já que ele também é um grande fã de festivais".
Após três meses a equipa lançou a aplicação, bem como uma base de dados bastante completa em vários países.
FestivAll (Google Play)
FestivAll (iTunes)