Juntar o desejo destes jovens de aprenderem inglês e, ao mesmo tempo, dar a idosos que vivem em lares de terceira idade a oportunidade de conhecerem e falarem com pessoas novas é o objetivo deste original projeto da escola de línguas CNA.
Juntar o desejo destes jovens de aprenderem inglês e, ao mesmo tempo, dar a idosos que vivem em lares de terceira idade a oportunidade de conhecerem e falarem com pessoas novas é o objetivo deste original projeto da escola de línguas CNA, a funcionar a partir do Brasil.
O projeto ainda está em fase piloto mas tudo indica que está a ser um sucesso. Prova disso é o vídeo que resume alguns momentos destas conversas que mostram uma amizade sincera, recheada de tempos verbais e frases complexas, onde os sentimentos ajudam a aprender uma nova língua.
No final de cada conversa entre os alunos e os idosos norte-americano, o vídeo do diálogo é enviado através de um link privado para um dos professores do CNA que faz as correções e a avaliação do aluno.
“Queria agradecer-lhe esta troca de experiências. Você é incrível”, diz um dos alunos no vídeo divulgado online. “Obrigado, se estivesses aqui dava-te um grande abraço”, responde o idoso, do outro lado, batendo com força no peito.
O projeto está numa fase piloto mas quer ser ampliado em breve, através de uma rede de 'franchising'. “Juntamos os alunos que querem aprender línguas com idosos que procuram alguém com quem conversar. Uma troca em que toda a gente ganha alguma coisa”, é a forma como os mentores do projeto Speaking Exchange resumem a iniciativa.