A partir de 5 de Junho os jardins do Palácio de São Bento vão passar a estar abertos ao público aos domingos, revela a Câmara de Lisboa numa nota de imprensa.
A partir de 5 de Junho os jardins do Palácio de São Bento, afetos à Assembleia da República, vão passar a estar abertos ao público aos domingos, revela a Câmara de Lisboa numa nota de imprensa.
Entre as 10:00 as 18:00, na Primavera e no Verão, e das 10:00 às 17:00, no Outono e no Inverno, os jardins do palácio poderão ser visitados por todos.
Este jardim aumenta a lista de espaços verdes em Lisboa outrora fechados e que, desde 2008, têm vindo a estar disponíveis ao público, como o jardim da Cerca da Graça ou o Parque Bensaúde.
Em breve será possível visitar também mais dois “novos” espaços verdes como a Quinta das Carmelitas, em Carnide, ou o Jardim da Damas, no Palácio Nacional da Ajuda.
Esta iniciativa resulta de um protocolo entre a Câmara de Lisboa e a Presidência Conselho de Ministros. Até agora, só era possível visitar estes jardins mediante marcação de visita guiada.
A origem do Palácio de São Bento remonta ao final do século XVI quando inaugurou como sendo o primeiro mosteiro beneditino edificado em Lisboa. O edifício sofreu, ao longo dos tempos, dramáticas adaptações e reconstruções.
No final do século XIX, após o violento incêndio que atingiu o edifício, foi aberto um concurso que selecionou o projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra para reconstruir o palácio na linha da estética neoclássica
O jardim, situado nas traseiras do Palácio, caracteriza-se por uma simetria de inspiração francesa na disposição dos canteiros e das estátuas, contando com quatro pequenos lanços de escadas que acompanham o pronunciado declive do terreno, explica o site da Assembleia da República.
Comentários
comentários