É o primeiro grande encontro, em Portugal, sobre o movimento Open Source. No dia 30 de Maio, o Auditório do IAPMEI, em Lisboa, recebe dezenas de especialistas que vão debater iniciativas nacionais relacionadas com a cultura Open Source. O evento é d
É o primeiro grande encontro, em Portugal, sobre o movimento Open Source. No dia 30 de Maio, o Auditório do IAPMEI, em Lisboa, recebe dezenas de especialistas que vão debater iniciativas nacionais relacionadas com a cultura Open Source. O evento é de entrada livre, mas exige registo prévio.
Durante todo o dia, vários especialistas vão discutir a importância deste movimento, cada vez mais global, que defende um licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto e a sua redistribuição universal dando a possibilidade a qualquer pessoa de consultar, examinar ou modificar o produto. A Wikipedia é talvez o exemplo mais famoso de Open Source existente atualmente.
Celso Martinho (fundador da Bright Pixel e ex-diretor-geral do SAPO), Carlos Santos (da Universidade de Aveiro e mentor do projeto educativo SAPO Campus) e o ex-deputado José Magalhães são apenas alguns dos convidados neste Encontro Open Source organizado pela ARTICA que está integrado nas atividades da European Maker Week.
A adoção de software open source na Administração Pública e na Educação, os modelos de negócio que utilizam licenças CC (creative commons), os laboratórios abertos a trabalho colaborativo e a discussão dos benefícios da implementação de open software e open hardware na indústria são alguns dos temas que vão estar em debate.