O dispositivo, que se assemelha a um auscultador “in-ear” (de encaixe no ouvido), é produto de mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento de uma jovem empresa norte-americana.
Inglês, espanhol, francês e italiano são as línguas disponíveis neste momento. Ao longo do tempo serão adicionados suportes para outras línguas, que a equipa da Waverly Labs, responsável pelo aparelho, planeia comercializar por pacotes.
Para que “The Pilot” seja mais eficaz durante uma conversação a empresa recomenda que ambos os interlocutores utilizem um aparelho – a equipa explica que, por este motivo, vai comercializá-lo aos pares e não à unidade.
Se num grupo de conversa, algum dos intervenientes não possuir o "The Pilot", pode recorrer à aplicação para smartphones para ajudar a traduzir a conversação.
“The Pilot” ainda só está disponível em pré-venda através da página de corwdfunding Indiegogo. As primeiras unidades começam a ser expedidas em Setembro, por 125 euros (em retalho os valores subirão para 225-270 euros). Quem realizar a pré-encomenda dos auscultadores terá acesso gratuito a todos os pacotes de idiomas, segundo a empresa.