Já se sabe que os amantes de gatos são um pouco loucos. E para alimentar esta loucura, uma empresa inglesa acaba de lançar uma coleira que concretiza o sonho de muitos donos de felinos ao traduzir para voz humana o miar destes amigos de quatro patas.
Já se sabe que os amantes de gatos são um pouco loucos (no bom sentido!). E para alimentar esta loucura, uma empresa inglesa acaba de lançar uma coleira que concretiza o sonho de muitos donos de felinos ao traduzir para voz humana o miar destes amigos de quatro patas.
“Há estudos que indicam que os gatos adultos só miam quando se dirigem aos humanos, não quando comunicam uns com os outros. Por isso, analisámos os diversos tipos de miar e criámos um programa que deteta o seu significado e o traduz para linguagem humana”, explicam os mentores da coleira Catterbox.
Assim, a equipa da startup inglesa The Temptations Lab desenvolveu um programa que converte o miar em voz humana e inseriu este software numa coleira impressa em 3D (revestida com uma borracha para garantir o conforto do animal), que se conecta a uma aplicação móvel onde é possível escolher diferentes vozes para 'ouvir' o gatinho a falar.
O objetivo da jovem empresa é criar “tecnologia inovadora e divertida” dirigida à área dos felinos, algo que acreditam concretizar neste primeiro projeto: “Quisemos usar a mais recente tecnologia para conhecermos melhor os nossos felinos. Acreditamos que se as pessoas conseguirem compreender melhor os gatos vão perceber como são fantásticos”.
“Adoro isto”, “Não, não e não”, “Isto sabe bem”, “Isto é divertido”, "Tenho sono", são algumas das falas que podemos 'ouvir' quando o gato come, brinca com um brinquedo, ou recebe festas. Se correspondem realmente ao que os amigos felpudos estão a pensar, ou não, é outra questão.
O protótipo já foi oficialmente apresentado, em Abril, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, mas ainda não há informação disponível quanto aos preços e respetiva comercialização.
Notícia sugerida por André Luís