A população de tigres selvagens aumentou pela primeira vez desde que são feitos registos rigorosos destes animais. Desde 2010, o número de tigres selvagens aumentou em 900 exemplares.
A população de tigres selvagens aumentou pela primeira vez em 100 anos, ou seja, desde que são feitos registos rigorosos destes animais. Desde 2010, o número de tigres selvagens aumentou em 900 exemplares.
Os números, baseados nos registos feitos nos vários países que albergam esta espécie, indica que em 2010 havia cerca de 3.200 exemplares de tigres selvagens, sendo que agora há perto de 3.900, revela a associação ambientalista World Wildlife Fund (WWF) em conjunto com o Global Tiger Forum.
A Índia é a nação que tem mais exemplares, num total de 2,226 tigres, seguida da Rússia (433), da Indonésia (371) e da Malásia (250). A WWF atribui esta subida a vários fatores, mas sobretudo às medidas de proteção que têm sido implementadas.
Contudo, a WWF salienta que o aumento do número de espécies também está ligado a um método de registo e monitorização mais rigoroso.
“Estes números dão-nos uma grande esperança e mostram que podemos salvar as espécies e os seus habitats quando os governos, as comunidades locais e os ambientalistas trabalham em conjunto?, afirma, em comunicado de imprensa, Marco Lambertini, diretor geral da WWF.
O anúncio do aumento desta população em risco de extinção foi feito na véspera do encontro da terceira conferência Tiger Conservation, que vai decorrer entre 12 e 14 de Abril, em Nova Deli, na Índia.
No encontro, os países que têm populações de tigres selvagens vão apresentar os seus esforços para salvar esta espécie. O objetivo, estabelecido em 2010, é duplicar o número de exemplares de tigres selvagens em todo o mundo até 2022, ou seja, alcançando o número de 6 mil animais.