Para assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue, o IPO de Lisboa vai homenagear, esta quinta-feira, todos os dadores com ofertas e surpresas. Às 17h30, os dadores mais assíduos terão direito a medalhas.
Para assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue, o IPO de Lisboa vai homenagear, esta quinta-feira, todos os dadores com ofertas e surpresas. Às 17h30, os dadores mais assíduos terão direito a medalhas numa cerimónia com música de Cabo Verde interpretada por um doente do IPO e pelos músicos seus amigos.
Na próxima quinta-feira, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa) celebra o Dia Nacional do Dador de Sangue (que se assinala a 27 de Março, data que, este ano, coincidiu com o domingo de Páscoa) com ofertas e surpresas para todas as pessoas que, nesse dia, fizerem uma dádiva de sangue.
Medalhas de ouro para os principais dadores
A partir das 17h30, haverá uma cerimónia de agradecimento e homenagem a todos os dadores do IPO Lisboa, com entrega de galardões aos dadores mais assíduos e a entrega de quatro medalhas de ouro a quatro dadores, uma distinção que assinala as 60 dádivas.
A encerrar, haverá um pequeno espetáculo, com apresentação dos Drs. Palhaços, da Operação Nariz Vermelho, e música de Cabo Verde, numa interpretação de Noel Fortes (na foto ao lado), um doente do IPO que, em jeito de agradecimento pelo apoio que tem recebido no IPO, juntou um grupo de amigos músicos para oferecer um momento musical de morna e coladeira.
Dar sangue para salvar vidas
Estas iniciativas visam sensibilizar a comunidade para a importância da dádiva de sangue e agradecer aos dadores o seu gesto nobre, que é fundamental para assegurar os cuidados prestados aos doentes oncológicos.
No dia doação certificar-se que teve uma noite de sono reparador, não ter estômago vazio e vir descontraído. Antes da d…
Publicado por IPOLisboa em Terça-feira, 29 de Março de 2016
“Por ser um centro especializado em oncologia, o consumo de componentes sanguíneos no IPO de Lisboa é muito elevado. O tratamento dos doentes com cancro muitas vezes exige um suporte transfusional intenso”, explica Dialina Brilhante, diretora do Serviço de Imunohemoterapia, em comunicado de imprensa.
Durante estes dias, o IPO de Lisboa tem vindo a publicar, na sua página de Facebook, uma série de perguntas e respostas para quem quer doar sangue.