O "espetacular" céu noturno dos Açores, registado a partir da ilha do Pico, foi a "Imagem do Dia" da NASA, nesta terça-feira. A fotografia, registada pelo astrofotógrafo Miguel Claro, revela um fenómeno atmosférico raro.
O “espetacular” céu noturno dos Açores, registado a partir da ilha do Pico, foi a “Imagem Astronómica do Dia” da NASA, nesta terça-feira. A fotografia, registada pelo astrofotógrafo Miguel Claro, revela um fenómeno atmosférico raro.
“Fiz esta imagem durante a minha última expedição fotográfica ao Pico onde captei um fenómeno raro enquanto fotografava durante a noite a Via Láctea, sobre a ilha do Faial, nos Açores”, conta Miguel Claro, através de email, ao Boas Notícias.
Na imagem é possível ver uma espécie de arco-íris de Airglow (ou seja, luminescência fotoquímica) em ondas gravíticas da atmosfera captadas acima do Pico.
Clique AQUI para ver a imagem em alta resolução.
A imagem suscitou o interesse dos cientistas e esteve na terça-feira, dia 22, publicada no site Astronomy Picture of the Day (APOD), gerido pela NASA e que é o site mais importante do mundo relacionado com astrofotografia, sob o título “Rainbow Airglow over the Azores”.
Na página, a NASA fala num “céu espetacular” e deixa uma breve explicação para o fenómeno que deu origem a este impressionante arco-íris. Clicando em cima da fotografia, é ainda possível ler uma legenda das diversas constelações visíveis.
Fenómeno registado suscita interesse internacional
Além da imagem ter sido publicada no APOD, alguns cientistas especialistas em Airglow e Ondas Gravíticas na Atmosfera têm estado em contacto com Miguel Claro para tentar compreender melhor o comportamento destes eventos.
Esses especialistas “estão a colaborar comigo na elaboração de um
artigo onde explico detalhadamente o fenómeno com as imagens que me enviaram do satélite do NOAA e NASA”.
O artigo está ainda em atualização “visto que estão a ser recolhidos vários dados de outros satélites que ainda poderão acrescentar mais um ou outro detalhe importante na análise deste evento”.
Comentários
comentários